Obra em atraso: Velódromo do Parque Olímpico. (Fábio Motta)
Área do antigo Autódromo de Jacarepaguá, de 1,18 milhão de m2 (165 campos de futebol) virou canteiro de obras de 9 arenas para 16 modalidades olímpicas, mais centros de mídia.
"A Olimpíada é transformadora", diz o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Principal tocador das obras dos Jogos no País, o prefeito argumenta que do total movimentado (R$ 37,6 bilhões), 57% é recurso de Parceria Público Privada (PPP). "Dinheiro de governo é 43%", ressalta. A Matriz de Responsabilidade, que é tudo aquilo que não seria feito sem a Olimpíada, é de R$ 6,5 bilhões. Basicamente estádios: R$ 632 milhões do município, R$ 1,654 bilhão federal e R$ 4,2 bilhões de recursos privados. O legado chega a R$ 24 bi, R$ 14,2 bi do município, R$ 9,7 estadual e R$ 111 milhões federal. Abaixo, as principais mudanças:
VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)
O VLT vai ligar a região portuária ao Centro, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. Integrado aos outros meios de transporte, como metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e teleférico, o VLT pode reduzir o fluxo de veículos, com seis linhas e 56 paradas. O VLT terá 28 km de extensão e deverá atender 300 mil passageiros/dia.
BRT Transolímpica
Via expressa que ligará o Parque Olímpico da Barra da Tijuca ao Complexo Esportivo de Deodoro e transportará 70 mil pessoas por dia. Quando estiver pronto, o tempo de viagem entre a Barra e Deodoro deve ser reduzido em 80%. Os investimentos incluem as obras da Via Expressa, a Conexão Magalhães Bastos-Deodoro e as desapropriações para a construção do BRT.
BRT Transoeste
Prefeitura já inaugurou 95% deste corredor expresso, com 59 km de extensão, beneficiando mais de 120 mil pessoas. A linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, segundo a prefeitura, já reduz o tempo de viagem dos passageiros em até 50%. A última etapa do projeto, que faz parte do Plano de Políticas Públicas, prevê a conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città América e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do metrô.
Duplicação do Elevado do Joá
O projeto prevê a construção de via elevada e duas novas galerias de túneis em paralelo ao Viaduto Elevado das Bandeiras com duas faixas de rolamento na direção São Conrado - Barra. Também estão planejadas obras viárias nos acessos por São Conrado (a partir do Largo de São Conrado) e Barra (Av. Ministro Ivan Lins). Esta obra visa desafogar o tráfego no Elevado do Joá, além de permitir que o percurso também possa ser feito em ciclovia.
Viário da Barra
Requalificação urbana e duplicação das Avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende e criação de corredor de BRT (8,7 km e 7 estações) e outras vias próximas. A remodelação da área inclui melhorias nas calçadas e ruas e iluminação. O espaço integrará o Parque Olímpico, a Vila dos Atletas, o Parque dos Atletas e o Riocentro. Além da construção de uma ciclovia, a mobilidade será favorecida por meio da construção do Terminal Olímpico – conexão das linhas dos BRTs Transolímpica e Transcarioca e a construção do Terminal Recreio – conexão dos BRTs Transoeste e Transolímpica.
As iniciativas para o meio ambiente miram na recuperação de áreas devastadas, revitalização de bacias fluviais e implantação de sistema de esgoto sanitário. Esse é um dos pontos sensíveis apontados por ambientaliestas e destacados também por atletas, que reclamam da poluição das águas de locais de provas.
Jacarepaguá
Previstas ações estruturais para correção dos cursos d´água da região e adoção de medidas que contribuam para aumentar a permeabilidade do solo, como o reflorestamento de encostas. Na fase 1 do programa, estão sendo recuperados 15 cursos d’água, com revitalização das margens e recuperação da calha dos rios. Objetivo é aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Cerca de 350 mil moradores serão beneficiados diretamente. O programa reduzirá consideravelmente as enchentes na região.
Zona Oeste – Bacia do Rio Marangá
Sistema de esgoto sanitário na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste) faz parte de uma concessão da prefeitura por um período de 30 anos. Na primeira fase de infraestrutura está previsto o saneamento da Bacia do Rio Marangá, que beneficiará 232 mil moradores de diversos bairros da região. Até agosto de 2016, a maior parte da primeira fase estará concluída, o que atenderá às necessidades do Complexo Esportivo de Deodoro. Serão realizados serviços de coleta e tratamento de esgoto em uma área de 20 milhões de m2, o que corresponde a 11 sub-bacias de esgoto e inclui os bairros de Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará. Serão implantados 200 km de rede coletora de esgoto e interceptores. Também serão construídas e modernizadas uma estação de tratamento de esgoto e sete estações elevatórias.
O Porto Maravilha é um dos principais xodós do prefeito Eduardo Paes. Obras incluem a revitalização da região portuária, obras de drenagem para o controle de enchentes, pavimentação de calçadas, ampliação da acessibilidade e melhorias de iluminação pública.
Porto Maravilha
Recuperação da infraestrutura urbana da região portuária do Rio, incluindo transporte e serviços públicos, além da preservação das características culturais do local. Projeto prevê a revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, 70 km de ruas e vias urbanizadas e a construção de 4 túneis, entre eles túnel da Via Expressa, o maior túnel urbano rodoviário da cidade com 2,7 km de extensão. Até agora a obra já devolveu à cidade os achados arqueológicos do antigo Cais da Imperatriz e os Jardins Suspensos do Valongo, e criaram novas opções culturais como o Museu de Arte do Rio.
R$ 14,2 bilhões
É quanto a prefeitura do Rio vai investir em obras de infraestrutura e políticas públicas para sediar a Olímpíada.
86% dos projetos está em fase bem avançada, com maturidade igual ou superior a 4, ou seja, com os contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso. Entre os projetos com maturidade 4 está a última etapa do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. A prefeitura já inaugurou 95% desse corredor expresso, beneficiando 120 mil pessoas. A conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do metrô, inseridas no Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado, ampliarão o legado de mobilidade para a população.
TV Estadão | 12.12.2014 Parque Olímpico sendo construído na zona oeste do Rio