LATAM Fidelidade

Empresas parceiras

Todas as empresas que pertencem à aliança global Oneworld

Regras tarifárias

Validade dos pontos

Dois anos

Como acumular?

A cada viagem com a LATAM ou com companhias aéreas parceiras, apresentar o número LATAM Fidelidade no momento da reserva ou do Check-in. O mesmo vale para as compras em empresas associadas à Rede Multiplus

É possível alterar data, horário ou itinerário da passagem?

Todos os tickets emitidos com pontos estão sujeitos às regras e multas de remarcação dependendo da família tarifária escolhida. Os clientes Platinum, Black e Black Signature estão isentos de multa e são cobrados somente pela diferença tarifária, quando existe

Há limites de assento para passageiros do programa de fidelidade?

O resgate é irrestrito, ou seja, é possível resgatar até o último assento livre de qualquer voo, mesmo em feriados. Basta verificar a pontuação necessária para cada destino

Quando foi criado o programa?

Em 1993. Em 2016 passou a ser chamado Latam Fidelidade

Central de atendimento:

4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades)

Programa Amigo

Empresas parceiras

Aeromexico e companhias associadas à aliança global Star Alliance

Regras tarifárias

Com 10.000 pontos é possível adquirir um trecho para qualquer destino dentro do Brasil. Mensalmente a companhia faz promoções, quando os trechos podem ser adquiridos a partir de 4.000 pontos

Validade dos pontos

Dois anos

Como acumular?

Os pontos no Amigo são acumulados quando os participantes voam pela Avianca Brasil, por empresas aéreas parceiras ou transferindo pontos dos cartões de crédito associados. Os clientes também podem acumular pontos quando compram produtos e serviços dos parceiros não aéreos. Para garantir a pontuação no programa, o consumidor deve informar o número Amigo no check-in ou na compra dos produtos parceiros

É possível alterar data, horário ou itinerário da passagem?

Não é possível realizar qualquer alteração em bilhetes emitidos com pontos. Mas é permitido o reembolso, que está sujeito ao pagamento de taxas administrativas. Os pontos utilizados para o resgate de passagens que estiverem vencidos no momento da solicitação de reembolso não serão devolvidos

Há limites de assento para passageiros do programa de fidelidade?

A emissão de passagens utilizando pontos está sujeita à disponibilidade nos voos

Quando foi criado o programa?

Em abril de 2007

Central de atendimento:

4004-4040 (capitais e cidades grande porte), 0800-286-5445 e 0300-789-8160 e (outras localidades)

TudoAzul

Empresas parceiras

Atualmente são 76 empresas parceiras, que podem ser conferidas no site

Regras tarifárias

O TudoAzul oferece voos domésticos com passagens a partir de 5.000 pontos por trecho. Nos voos internacionais para a Flórida (EUA), Lisboa e América do Sul, é possível encontrar passagens a partir de 25.000 pontos por trecho. Os clientes também podem trocar os pontos por pacotes da Azul Viagens, incluindo hotéis, carros e cruzeiros, além dos bilhetes aéreos. Além disso, há opção de utilizar “pontos + dinheiro” para adquirir os bilhetes, em que o cliente usa parte de sua pontuação e completa o pagamento da passagem em dinheiro

Validade dos pontos

Um ano

Como acumular?

É possível acumular pontos ao criar a conta TudoAzul, voando pela Azul e pelas companhias TAP e United Airlines, adquirindo serviços e produtos das empresas parceiras da companhia aérea e comprando pontos com dinheiro ou assinando o Clube TudoAzul

É possível alterar data, horário ou itinerário da passagem?

As regras de remarcação de bilhetes são as mesmas para o cliente que comprar com dinheiro, pontos ou pontos + dinheiro. Para remarcar, cobra-se uma taxa de remarcação e a diferença tarifária, quando houver, para a escolha do voo

Há limites de assento para passageiros do programa de fidelidade?

Sempre há opções para compras de bilhetes com pontos ou pontos + dinheiro, segundo a companhia.

Quando foi criado o programa?

Em maio de 2009

Central de atendimento:

4003 1141 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 880 1141 (demais localidades)

Smiles

Empresas parceiras

GOL, Delta, AirFrance, KLM, Aerolíneas Argentinas, Qatar, Alitalia, TAP, Etihad, Copa, Air Canada, Korean, Aeroméxico, Emirates, empresas do varejo (confira quais) e todos os bancos com operação no Brasil, segundo o programa Smiles

Regras tarifárias

Os valores são flexíveis e ​variam conforme a distância e a classe (econômica, executiva ou 1ª classe)

Validade dos pontos

Se combinados com a assinatura do Clube Smiles, têm validade de 6 anos. A validade das milhas bônus varia conforme o regulamento da promoção vigente

Como acumular?

O cliente acumula pontos ao voar com aéreas parceiras, reservar hotel ou alugar carro no site da Smiles e pagar com cartão de crédito, comprar produtos e serviços das empresas associadas de varejo ou utilizar o cartão de crédito Smiles – ao pagar a fatura, o dinheiro é transformado em milhas e creditado na conta Smiles do cliente

É possível alterar data, horário ou itinerário da passagem?

Não. A Smiles permite que o bilhete seja cancelado para que o cliente faça uma nova emissão. Nesse caso, as milhas serão devolvidas integralmente

Há limites de assento para passageiros do programa de fidelidade?

Em relação à GOL, qualquer assento disponível no site da companhia aérea, também estará disponível para o resgate com milhas no site da Smiles

Quando foi criado o programa?

Foi criado em 1994 para ser o programa de fidelidade da Varig, e em 2007, foi adquirido pela GOL

Central de atendimento:

0300 115 7001 (Smiles e Prata) e 0300 115 7007 (Diamante e Ouro)

Principais reclamações em 2016 e 2017

Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste)

Como usar melhor o programa de fidelidade:

Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)