O ANO DO EMPREENDEDORISMO EM SÃO PAULO

INÍCIO

RECEITA

FATURAMENTO

EXPECTATIVA

O ano do empreendedorismo em São Paulo

2015 será lembrado como um ano difícil para o pequeno empresário; entenda os motivos

crise, que já rondava o País em 2014, chegou para valer em 2015. E afetou, como não seria diferente, os micro e pequenos empreendedores brasileiros. Os gráficos desse especial mostram, a partir de números coletados com o Sebrae-SP, o tamanho do problema.

 

Se os dados servem para explicitar o problema, é unânime entre os especialista a receita para combater o problema: olhar os custos com atenção e focar nos clientes que valem a pena. Mas não é só isso. O empreendedor precisa cortar custos na crise, mas deve ter cuidado para não eliminar os gastos que mantém o diferencial do seu negócio. É esse diferencial, também, que o manterá relevante no mercado em que ele atua. Em outras palavras: cuidado para não cortar demais e acabar, inclusive, com aquilo que lhe traz lucro.

 

 

Receita total

Levantamento feito pelo Sebrae-SP mostra que o faturamento do pequeno empreendedor ficou praticamente estável durante 2015, principalmente a partir de março. Há a expectativa que a situação melhore um pouco no fim do ano pois o Natal é uma data importante para o empreendedor. Mesmo assim, a situação não deve melhorar no curto prazo. Confira abaixo o comportamento durante o ano.

 

 

 

Faturamento das MPEs Paulistas

Confira a variação porcentual em relação ao mesmo mês do ano anterior. A crise chegou para valer em 2015, como mostram os dados levantados pela instituição paulista. Na última comparação, entre agosto de 2015 e o mesmo mês do ano passado, a queda chegou a quase 12%, explicitando a dificuldade do empreendedor em manter o negócio próspero.

 

 

 

 

Expectativa dos empresários

O que eles pensam que vai acontecer nos próximos seis meses? Confira a série história da pesquisa realizada pelo Sebrae de São Paulo e entenda como os empreendedores enxergam - ou pelo menos entendem - que será o futuro. Planejar os próximos meses será fundamental para que o micro e pequeno empresário passe de maneira relativamente saudável o próximo ano.

 

 

 

 

O que eles pensam que vai acontecer nos próximos seis meses?

 

 

A