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Temporada
2014

Conheça as principais mudanças nos novos modelos

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Traseira

Os fãs mais atentos poderão notar a ausência do sub aerofólio. Proibido pela FIA nas novas regras, a exclusão da peça exigirá dos pilotos um maior controle devido a diminuição de pressão aerodinâmica. Outra novidade é o aumento da abertura da asa móvel (que passa a ser de 6,5 cm contra 5 cm no ano passado), que permitirá aos carros ganhar mais velocidade nas retas. A curvatura também será menor.

Freios

Regulamento passa a permitir o controle eletrônico do freio traseiro, para assegurar a travagem das rodas de forma consistente enquanto a energia é recuperada. O sistema será importante porque os carros de 2014 estão mais pesados: 690 kg contra 642 kg.

Combustível

Se antes as equipes não tinham limite de combustível e utilizavam cerca de 150 kg por corrida, este ano terão de aprender a se virar com muito menos. A FIA regulou apenas 100 kg (130 litros) por corrida. É mais uma dor de cabeça para os pilotos administrarem durante os GPs e apostar no sistema de recuperação de energia para economizar combustível e não perder rendimento na pista.

Câmbio

Antes de sete marchas, agora será de oito. O problema é que a partir de agora será uma única relação de marchas para o ano todo, sem poder ser alterada independentemente das características da pista, seja de rua ou não. Por ser novidade, a FIA permitirá uma troca ao longo do campeonato.

Motor

A grande mudança nas pistas está aqui. A FIA decidiu abandonar os antigos V8 aspirados de 2,4 litros, que vinham sendo utilizados desde 2006, e passa a utilizar motores V6 turbo-comprimidos de 1,6 litros. A mudança deu trabalho para as equipes redesenhar os carros e o resultado mais impactante foi sentido pela Red Bull. O RB10 sofreu com problemas de superaquecimento do motor na pré-temporada.

Para compensar a diminuição da potência no motor, o sistema de recuperação de energia, ERS (antes chamado de KERS), ganhou o dobro da potência. O novo sistema converte o calor dos gases na saída do escapamento e a energia dissipada nas frenagens em eletricidade, que será depois transformada em energia mecânica, para aumentar a potência da unidade motriz.

Bico

Apesar das diversas mudanças em outras partes dos carros, o bico foi o item que mais chamou a atenção. Alguns finos, outros achatados, eles deram uma cara diferente aos modelos que estarão nas pistas em 2014. O chassi teve altura reduzida de 625mm para 525mm e a altura do bico caiu de 550mm para 185mm. O visual modificado se deve à ausência de regras para a largura mínima.

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