Esportes

Rio 2016: por dentro da tocha olímpica

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

Animação revela os mecanismos internos da tocha olímpica, que se abre para receber a chama

a tocha olímpica

63,5 cm

fechada

69 cm

aberta

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

O grande diferencial da tocha está no momento do “beijo” – quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento, chegando a ficar 6,5 centímetros mais alta. Confira detalhes de seu funcionamento no infográfico abaixo

1

2

3

4

5

1

Três níveis de proteção contra vento

Orifícios da chama piloto

Micro-orifícios de saída da chama principal

Queimador

 

Isolamento térmico

2

Eixo de alumínio

Estrutura externa e interna

A tocha é feita de alumínio reciclado

Pintura

Resina com verniz nas partes coloridas

3

Duto

O gás sobe liquefeito por um tubo bem fino chamado capilar e passa por uma estrutura designada regulador de pressão. Ela garante que o gás saia na pressão exata para produzir a chama na altura desejada, sem excesso de potência que possa aproximá-la do rosto das pessoas

Pistão de acionamento

da elevação

Quando acionada pelo “botão” abaixo, a mola empurra o eixo estrutural, abrindo a parte superior

Mecanismo de travamento

da elevação

Cilindro de gás liquefeito

Fica bem longe do queimador, para que um não interfira no outro e não gere riscos. Tem capacidade de manter a chama acesa em média por 18 minutos. Isso pode variar conforme a temperatura ambiente e a pressão atmosférica. Em lugares mais quentes ou altos o consumo é maior

 

4

Acabamento

A tocha é acetinada e possui textura formada por uma malha com pequenos triângulos. A forma geométrica remete aos valores dos Jogos Olímpicos: excelência, amizade e respeito

5

Botão

A manopla comanda tanto o sistema de elevação quanto o gás. Com a trava de segurança liberada, ao rotacionar 80 graus no sentido horário, a elevação da tocha para o “beijo” é liberada.

 

Virando um pouco mais o gás é aberto para receber a chama. O gás é desligado girando a manopla no sentido anti-horário

Câmara de combustão

Centenas de testes foram feitos para simular condições adversas que a tocha poderia enfrentar, como ventos de intensidade moderada e chuva. Para evitar que a chama se apague, a tocha é desenvolvida, testada e aprovada em um túnel de vento a 120 km/h, o que dá uma boa folga para que resista às condições normais do revezamento

Chama principal: amarela

 

Chamas piloto (4): azul

 

O queimador é construído de forma que a chama saia necessariamente para cima. A relação entre as aberturas superiores e as inferiores garante isso, de modo que as inferiores permitem a entrada de oxigênio.

Revezamento

da Tocha

O centro de gravidade fica bem próximo da pega, para que seja mais confortável e seguro conduzi-la, pois a distribuição correta de peso a equilibra

O condutor é treinado para manipular a tocha sem riscos – por exemplo, pessoas com cabelos compridos são instruídas a prendê-los. Também há uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento. Ela retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis

Em condições meteorológicas mais severas, tais como furacões, o revezamento é suspenso temporariamente para garantir a segurança de todos, não apenas para proteger a chama

a tocha olímpica

63,5 cm

fechada

69 cm

aberta

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

O grande diferencial da tocha está no momento do “beijo” – quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento, chegando a ficar 6,5 centímetros mais alta. Confira detalhes de seu funcionamento no infográfico abaixo

1

2

3

4

5

1

Três níveis de proteção contra vento

Orifícios da chama piloto

Micro-orifícios de saída da chama principal

Queimador

 

Isolamento térmico

2

Eixo de alumínio

Estrutura externa e interna

A tocha é feita de alumínio reciclado

Pintura

Resina com verniz nas partes coloridas

3

Duto

O gás sobe liquefeito por um tubo bem fino chamado capilar e passa por uma estrutura designada regulador de pressão. Ela garante que o gás saia na pressão exata para produzir a chama na altura desejada, sem excesso de potência que possa aproximá-la do rosto das pessoas

Pistão de acionamento

da elevação

Quando acionada pelo “botão” abaixo, a mola empurra o eixo estrutural, abrindo a parte superior

Mecanismo de travamento

da elevação

Cilindro de gás liquefeito

Fica bem longe do queimador, para que um não interfira no outro e não gere riscos. Tem capacidade de manter a chama acesa em média por 18 minutos. Isso pode variar conforme a temperatura ambiente e a pressão atmosférica. Em lugares mais quentes ou altos o consumo é maior

 

4

Acabamento

A tocha é acetinada e possui textura formada por uma malha com pequenos triângulos. A forma geométrica remete aos valores dos Jogos Olímpicos: excelência, amizade e respeito

5

Botão

A manopla comanda tanto o sistema de elevação quanto o gás. Com a trava de segurança liberada, ao rotacionar 80 graus no sentido horário, a elevação da tocha para o “beijo” é liberada.

 

Virando um pouco mais o gás é aberto para receber a chama. O gás é desligado girando a manopla no sentido anti-horário

Câmara de combustão

Centenas de testes foram feitos para simular condições adversas que a tocha poderia enfrentar, como ventos de intensidade moderada e chuva. Para evitar que a chama se apague, a tocha é desenvolvida, testada e aprovada em um túnel de vento a 120 km/h, o que dá uma boa folga para que resista às condições normais do revezamento

Chama principal: amarela

 

Chamas piloto (4): azul

 

O queimador é construído de forma que a chama saia necessariamente para cima. A relação entre as aberturas superiores e as inferiores garante isso, de modo que as inferiores permitem a entrada de oxigênio.

Revezamento

da Tocha

O centro de gravidade fica bem próximo da pega, para que seja mais confortável e seguro conduzi-la, pois a distribuição correta de peso a equilibra

O condutor é treinado para manipular a tocha sem riscos – por exemplo, pessoas com cabelos compridos são instruídas a prendê-los. Também há uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento. Ela retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis

Em condições meteorológicas mais severas, tais como furacões, o revezamento é suspenso temporariamente para garantir a segurança de todos, não apenas para proteger a chama

a tocha olímpica

63,5 cm

fechada

69 cm

aberta

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

 

O grande diferencial da tocha está no momento do “beijo” – quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento, chegando a ficar 6,5 centímetros mais alta. Confira detalhes de seu funcionamento no infográfico abaixo

Três níveis de proteção contra vento

Orifícios da chama piloto

Micro-orifícios de saída de gás da chama principal

Queimador

 

Isolamento térmico

Estrutura externa e interna

A tocha é feita de alumínio reciclado

Eixo de alumínio

Pintura

Resina com verniz nas partes coloridas

Acabamento

A tocha é acetinada e apresenta textura formada por uma malha com pequenos triângulos. A forma geométrica remete aos valores dos Jogos Olímpicos: excelência, amizade e respeito

Duto

O gás sobe liquefeito por um tubo bem fino chamado capilar e passa por uma estrutura designada regulador de pressão. Ela garante que o gás saia na pressão exata para produzir a chama na altura desejada, sem excesso de potência que possa aproximá-la do rosto das pessoas

Pistão de acionamento

da elevação

Quando acionada pelo “botão” abaixo, a mola empurra o eixo estrutural, abrindo a parte superior

Mecanismo de travamento

da elevação

Cilindro de gás liquefeito

Fica bem longe do queimador, para que um não interfira no outro e não gere riscos. Tem capacidade de manter a chama acesa em média por 18 minutos. Isso pode variar conforme a temperatura ambiente e a pressão atmosférica. Em lugares mais quentes ou altos o consumo é maior

 

Botão

A manopla comanda tanto o sistema de elevação quanto o gás. Com a trava de segurança liberada, ao rotacionar 80 graus no sentido horário, a elevação da tocha para o “beijo” é liberada.

 

Rotacionando um pouco mais o gás é aberto para receber a chama. O gás é desligado girando a manopla no sentido anti-horário

Câmara de combustão

Centenas de testes foram feitos para simular condições adversas que a tocha poderia enfrentar, como ventos de intensidade moderada e chuva. Para evitar que a chama se apague, a tocha é desenvolvida, testada e aprovada em um túnel de vento a 120 km/h, o que dá uma boa folga para que resista às condições normais do revezamento

O queimador é construído de forma que a chama saia necessariamente para cima. A relação entre as aberturas superiores e as inferiores garante isso, de modo que as inferiores permitem a entrada de oxigênio.

Chamas piloto (4):azul

 

Chama principal: amarela

 

revezamento da Tocha

O condutor é treinado para manipular a tocha sem riscos – por exemplo, pessoas com cabelos compridos são instruídas a prendê-los. Também há uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento. Ela retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis

O centro de gravidade fica bem próximo da pega, para que seja mais confortável e seguro conduzi-la, pois a distribuição correta de peso a equilibra

Em condições meteorológicas mais severas, tais como furacões, o revezamento é suspenso temporariamente para garantir a segurança de todos, não apenas para proteger a chama

a tocha olímpica

63,5 cm

fechada

69 cm

aberta

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

 

O grande diferencial da tocha está no momento do “beijo” – quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento, chegando a ficar 6,5 centímetros mais alta. Confira detalhes de seu funcionamento no infográfico abaixo

Três níveis de proteção contra vento

Orifícios da chama piloto

Micro-orifícios de saída de gás da chama principal

Queimador

 

Elevação

Isolamento térmico

Estrutura externa e interna

A tocha é feita de alumínio reciclado

Elevação

Eixo de alumínio

Elevação

Pintura

Resina com verniz nas partes coloridas

Elevação

Elevação

Duto

O gás sobe liquefeito por um tubo bem fino chamado capilar e passa por uma estrutura designada regulador de pressão. Ela garante que o gás saia na pressão exata para produzir a chama na altura desejada, sem excesso de potência que possa aproximá-la do rosto das pessoas

Pistão de acionamento

da elevação

Quando acionada pelo “botão” abaixo, a mola empurra o eixo estrutural, abrindo a parte superior

Centro de gravidade

Fica bem próximo da pega, para que seja mais confortável e seguro conduzi-la, pois a distribuição correta de peso a equilibra

Mecanismo de travamento

da elevação

Acabamento

A tocha é acetinada e apresenta textura formada por uma malha com pequenos triângulos. A forma geométrica remete aos valores dos Jogos Olímpicos: excelência, amizade e respeito

Cilindro de gás liquefeito

Fica bem longe do queimador, para que um não interfira no outro e não gere riscos. Tem capacidade de manter a chama acesa em média por 18 minutos. Isso pode variar conforme a temperatura ambiente e a pressão atmosférica. Em lugares mais quentes ou altos o consumo é maior

 

Botão

Peso entre 1 e 1,5 kg

A manopla comanda tanto o sistema de elevação quanto o gás. Com a trava de segurança liberada, ao rotacionar 80 graus no sentido horário, a elevação da tocha para o “beijo” é liberada.

 

Rotacionando um pouco mais o gás é aberto para receber a chama. O gás é desligado girando a manopla no sentido anti-horário

Câmara de combustão

Centenas de testes foram feitos para simular condições adversas que a tocha poderia enfrentar, como ventos de intensidade moderada e chuva. Para evitar que a chama se apague, a tocha é desenvolvida, testada e aprovada em um túnel de vento a 120 km/h, o que dá uma boa folga para que resista às condições normais do revezamento

Chamas piloto (4): azul

 

Chama principal: amarela

 

O queimador é construído de forma que a chama saia necessariamente para cima. A relação entre as aberturas superiores e as inferiores garante isso, de modo que as inferiores permitem a entrada de oxigênio.

Revezamento da Tocha

O condutor recebe um breve treinamento sobre como manipular a tocha sem riscos - por exemplo, pessoas com cabelos compridos são instruídas a prendê-los. Também há uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento. Ela retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis

Em condições meteorológicas mais severas, tais como furacões, o revezamento é suspenso temporariamente para garantir a segurança de todos, não apenas para proteger a chama

a tocha olímpica

63,5 cm

fechada

69 cm

aberta

Tocha olímpica tem sistema inédito – pela primeira vez o famoso símbolo terá movimento para receber a chama

 

O grande diferencial da tocha está no momento do “beijo” – quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama olímpica durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento, chegando a ficar 6,5 centímetros mais alta. Confira detalhes de seu funcionamento no infográfico abaixo

Três níveis de proteção contra vento

Orifícios da chama piloto

Micro-orifícios de saída de gás da chama principal

Queimador

 

Elevação

Isolamento térmico

Estrutura externa e interna

A tocha é feita de alumínio reciclado

Elevação

Eixo de alumínio

Elevação

Pintura

Resina com verniz nas partes coloridas

Elevação

Elevação

Duto

O gás sobe liquefeito por um tubo bem fino chamado capilar e passa por uma estrutura designada regulador de pressão. Ela garante que o gás saia na pressão exata para produzir a chama na altura desejada, sem excesso de potência que possa aproximá-la do rosto das pessoas

Pistão de acionamento

da elevação

Quando acionada pelo “botão” abaixo, a mola empurra o eixo estrutural, abrindo a parte superior

Centro de gravidade

Fica bem próximo da pega, para que seja mais confortável e seguro conduzi-la, pois a distribuição correta de peso a equilibra

Mecanismo de travamento

da elevação

Acabamento

A tocha é acetinada e apresenta textura formada por uma malha com pequenos triângulos. A forma geométrica remete aos valores dos Jogos Olímpicos: excelência, amizade e respeito

Cilindro de gás liquefeito

Fica bem longe do queimador, para que um não interfira no outro e não gere riscos. Tem capacidade de manter a chama acesa em média por 18 minutos. Isso pode variar conforme a temperatura ambiente e a pressão atmosférica. Em lugares mais quentes ou altos o consumo é maior

 

Botão

Peso entre 1 e 1,5 kg

A manopla comanda tanto o sistema de elevação quanto o gás. Com a trava de segurança liberada, ao rotacionar 80 graus no sentido horário, a elevação da tocha para o “beijo” é liberada.

 

Rotacionando um pouco mais o gás é aberto para receber a chama. O gás é desligado girando a manopla no sentido anti-horário

Câmara de combustão

Centenas de testes foram feitos para simular condições adversas que a tocha poderia enfrentar, como ventos de intensidade moderada e chuva. Para evitar que a chama se apague, a tocha é desenvolvida, testada e aprovada em um túnel de vento a 120 km/h, o que dá uma boa folga para que resista às condições normais do revezamento

Chamas piloto (4): azul

 

Chama principal: amarela

 

O queimador é construído de forma que a chama saia necessariamente para cima. A relação entre as aberturas superiores e as inferiores garante isso, de modo que as inferiores permitem a entrada de oxigênio.

Revezamento da Tocha

O condutor recebe um breve treinamento sobre como manipular a tocha sem riscos - por exemplo, pessoas com cabelos compridos são instruídas a prendê-los. Também há uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento. Ela retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis

Em condições meteorológicas mais severas, tais como furacões, o revezamento é suspenso temporariamente para garantir a segurança de todos, não apenas para proteger a chama