Vitor Marques

A transformação

NO PALESTRA   O campo, que existe desde 1902, é anterior até mesmo a fundação do então Palestra Itália, fundado em 1914 e que passou a jogar no Parque Antártica em 1917. As primeiras arquibancadas foram construídas no início dos anos 30 ­- o Jardim Suspenso é dos anos 60. Foi com essa 'cara' que o estádio permaneceu até a 2010.    //    NO ALLIANZ  O novo e moderno estádio consumiu  cerca de R$ 700 milhões e levou quatro anos para ficar pronto. Ganhou o nome de Allianz Parque e foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2014. O clube social também foi remodelado. Concebido com o conceito de arena, a nova casa do Palmeiras recebe mega-shows.

‘Gol da ferradura’

NO PALESTRA   A reforma do estádio diminuiu o espaço que havia entre o gramado e a arquibancada. O símbolo do Palmeiras foi retirado.    //    NO ALLIANZ  A arquibancada de concreto deu lugar setores mais bem definidos e as cadeiras ganharam tonalidades de verde

Novas cadeiras

NO PALESTRA   Poucos dos 32 mil lugares do antigo Palestra tinham assentos e eram marcados. Os saudosistas tiveram a chance de comprar, pela internet, cadeiras antigas.    //    NO ALLIANZ  Só existem cadeiras retráteis. E elas estão em todos os setores, até mesmo onde ficam as organizadas. O valor do ingresso ficou entre os mais caros cobrados no Brasil: o valor médio é de R$ 127

O estádio coberto

NO PALESTRA   Das janelas e coberturas dos prédios da Pompeia, bairro onde fica o estádio, torcedores podiam se dar ao luxo de assistir as partidas de "camarote". O privilégio perpetuado por décadas acabou.    //    NO ALLIANZ  O estádio ganhou uma cobertura e não se vê mais nenhum prédio. Os camatores se multiplicaram. Se no antigo Palestra eram apenas 15, no Allianz esse número chega a 188. O mais barato custa R$ 250 mil por ano.

A era dos mega shows

NO PALESTRA   O contraste da visão atrás do 'gol da ferradura' é brutal e mostra a reforça a grande diferença de um estádio antigo para um novo, concebido também para grandes shows.    //    NO ALLIANZ  Espaço para palco e estrutura para receber shows como o Paul McCartney e Katy Perry, além de eventos corporativos. No alto, atrás de cada gol há um telão de 103m2 cada.

A torcida

NO PALESTRA   A capacidade do antigo Palestra era de 32 mil torcedores. No último ano antes do fechamento do estádio, em 2010, a média de público foi de 15.050 pessoas por partida.     //   NO ALLIANZ  Só no primeiro ano de funcionamento, o novo estádio tem média de público de 30.250 pessoas. As rendas se transformaram numa fonte de recursos considerável: R$ 1,5 milhão, na média, por jogo.

Em busca do primeiro título

NO PALESTRA   Na antiga casa, o Palmeiras fez história. Do time da Academia de Futebol, de Ademir da Guia e Dudu, passando pela 'era Parmalat', como a de Rivaldo, ao título da Libertadores de 1999, conquistado diante do Deportivo Cali.     //   NO ALLIANZ  O Palmeiras de Zé Roberto busca as primeiras conquistas na nova casa. E pode pode ser campeão em 2015. O segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Santos, será no seu novo estádio no dia 2 de dezembro.